terça-feira, 10 de junho de 2008

Jornada de lutas do MST em todo o Brasil

Hoje foi um dia muito ativo para o MST que promoveu ações em quase todos os estados do País. Os militantes do movimento obstruiram as linhas férreas da Vale em Minas Gerais, invadiram uma Usina de Alcool em São Paulo e ocuparam o Complexo Portuário de Pécem, no Ceará, como noticiou hoje a CMI:
"Como parte da sua Jornada Nacional de Lutas, a Via Campesina, com aproximadamente mil pessoas, ocupou hoje, às cinco da manhã, o Complexo Portuário do Pécem localizado no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
Em nota, o movimento internacional de organizações camponesas, afirma que está ?denunciando à sociedade cearense o modelo excludente de desenvolvimento do Estado, fortalecido pela política econômica do governo Lula. O Pecém culmina em seu Complexo o modelo de desenvolvimento que privatiza a água, a terra, a produção de energia e a política de exportação de alimentos e minérios comandados pelas multinacionais.?
O Complexo do Pecém localizado a 60 quilômetros de Fortaleza possui um histórico, desde sua instalação, cercado de danos ambientais e expulsão de comunidades tradicionais que habitavam seu território. O aprofundamento do impacto ambiental vem com um projeto de construção de cinco termoelétricas sobre uma planície litorânea, cordão de dunas móveis e fixas e sob uma bacia hidrográfica.
Neste momento os ocupantes encontram-se na Secretária de Desenvolvimento Agrário. Em breve mais atualizações."


Ps: Em breve, mais informações.

Nenhum comentário: